Quais vinhos harmonizam com suas comidas de inverno preferidas


A sommelière Lena Mattar descobriu os vinhos que harmonizam os pratos queridinhos do frio.

(Foto: Thinkstock)
Não adianta fugir,o inverno é a época em que mais nos entregamos às tentações, às comidas mais suculentas e que nos deixam com água na boca, é a estação que melhor combina com massas, fondue, sopas, pães, queijos e o que mais você possa imaginar. E há coisa melhor que acompanhar o prato do dia com um bom e aconchegante vinho? E nessa pedida não há algo melhor para acompanhar do que bom um bom vinho.

Pensando nisso, A Vogue Brasil conversou com a sommelière Lena Mattar e descobriu os vinhos que melhor harmonizam com os pratos queridinhos do frio, e nós do ESNOBE resolvemos trazer as dicas para vocês. Anote! 

1. LASANHA: "Penso logo em um vinho tinto italiano intenso como um Chianti Classico ou um Primitivo di manduria, da região da Puglia"

(Foto: Thinkstock)
2. POLENTA COM RAGÚ DE CARNE: "Cremosa, com leve doçura do milho, um molho concentrado com a acidez do tomate... Sua harmonização é, de certa forma, semelhante a da lasanha, mas mudando a temática para sairmos um pouco da Itália, eu recomendaria um Rioja amadeirado (Reserva ou Grand Reserva). Pra quem é fã, um malbec argetino fará bem o papel (meus preferidos vem da região de Salta, onde são mais frescos e menos enjoativos)."
3. SPAGHETTI CARBONARA: está aqui um verdadeiro desafio já que ovos não costumam ser muito amigos dos vinhos.
"As mais audaciosas podem se arriscar em um Jerez fino, um vinho espanhol fortificado, da região de Andaluzia, e que costuma acompanhar ovos com um pouco mais de desenvoltura. Por não ser muito comum, alguns paladares podem estranhar o vinho extra seco, mas vale a experiência já que ele está entre os vinhos “queridinhos” dos enófilos. Para as menos aventureiras, um vinho branco discreto como um Pinot Grigio fará as vezes."
4. CARNES ASSADAS: "Para uma combinação bastante invernal, carnes assadas pedem vinhos bem encorpados e potentes. Pelo caráter assado e tostado, pedem também vinhos com as mesmas notas. Um Cabernet Sauvignon amadeirado que podem vir de diversas partes do mundo como Argentina, Califórnia, da tradicional Bordeaux; um Malbec argentino amadeirado ou um francês da região de Cahors... e, para quem quiser dar um passo além, um belo Barolo (Piemonte)."
5. PIZZA DE CALABRESA: "Aqui já poderíamos pensar num tinto mais leve, amigável e italiano,  como um Barbera d’asti ou Montepulciano d’Abruzzo!"
6. FONDUE DE QUEIJO: "O fondue de queijo vai melhor com brancos do que tintos. Para uma harmonização regional (e menos convencional), vá de vinho suíço, feito com a típica uva Chasselas. Por não ser tão fácil de se encontrar, uma outra opção seria um Chardonnay amadeirado e untuoso."
7. SOPA DE LEGUMES: "Nem sempre a melhor pedida para um vinho, mas convenhamos: não tem como passar o inverno sem sopa –muito menos sem vinho. Então encontremos um jeito! Como branco, um Pinot Grigio segue como opção coringa, já para as que preferem tinto, um leve Pinot Noir acompanhará  bem o prato. Mas preste atenção, pois sopas são pratos menos substanciosos e as chances de bater uma tonturinha bem rápido são grandes."
8. RISOTO DE FUNGHI: "Com sabor pronunciado do funghi, amanteigado e cremoso, vai bem com um Dolcetto d’Alba, de médio corpo, frutado e amigável. Ou então com um Pinot Noir da Borgonha, com direito as tradicionais  notas terrosas e de bosque."

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Brasileiro, do interior de Minas, leonino nato, fashion blogger, criador e autor do blog ESNOBE. Ex-estudante de Direito fugiu para o mundo dos blogs e da moda para estimular o pensamento das pessoas que assim como ele se interessam pelos mesmos assuntos.

0 comentários