Polaroid: a volta!




Mesmo antiga, ela nunca perdeu o seu charme. O estilo da antiga câmera de fotos  instantâneas continua fazendo sucesso e volta como moda em redes sociais como o Instagram influenciados por instagram boys/girls como Lucky B Smith, Gigi Hadid e Kendall Jenner. 


Origem: Hoje Polaroid é sinonimo do hype, coisa de hipster, da moda. Já faz algum tempo que venho observando que essa moda pegou no Instagram e vários it guys/girls aderiram a moda dando um ar mais cool na composição do Insta, então de onde veio essa inspiração? Na verdade, a Polaroid Corporation é uma marca que lançou, no fim dos anos 40, a primeira câmera de fotos instantâneas. Com a fama, o nome da empresa tomou conta do produto, como o Super Bonder (sim, porque aquilo não passa de uma “cola com resistência à umidade”).

A câmera digital chegou na década de 1990, quando a Polaroid começou a perder forças; em 2008, foi anunciado o fim da fabricação de filmes instantâneos. Inconformados, Florian Kaps e André Boosman — ex-funcionários — juntaram-se a Maewan Saba — presidente da Azzuro Investment, investidora de start-ups — e compraram uma fábrica de filmes em Enschede, na Holanda.
Por volta dos anos 70, o visionário Andy Warhol utilizou-se da Polaroid para imortalizar pessoas com seu jeito especial. De Mick Jagger a Pelé, de bananas a ovos, ninguém escapou de seu olhar moderno e afiado, voltado sempre para o novo. Em pleno século XXI, as polaroids de Warhol ainda são famosíssimas e valiosas, ícones de toda uma época.
Hoje em dia conseguir um polaroid de fato virou sonho de consumo já que as opções são escassas já que a fábrica encerrou seus trabalhos e os filmes para a máquina são raridade, resolvi então trazer algumas soluções práticas para você aderir a essa febre.
Depois da aquisição, as produções de filmes instantâneos continuaram e novos projetos nasceram – como o The Impossible Project, que é responsável pela venda e fabricação de câmeras Polaroid. Aliás, uma das novidades mais recentes da iniciativa é o The Impossible Instant Lab“, que permite a impressão de fotos instantâneas pelo iPhone. É só baixar o aplicativo Impossible, escolher uma foto e colocar em cima da pequena máquina: pronto, ela se transformará em Polaroid. Essa solução trouxe novidades que foram se aprimorando com o tempo e você confere a evolução na matéria da revista VIP no site da Editora Abril no link a seguir: http://vip.abril.com.br/a-moda-da-polaroid/
Infelizmente, muita gente se desesperou quando a Polaroid Corporation anunciou no início de 2008 que pararia de fabricar as amadas máquinas devido à forte concorrência com o mercado digital. Consequentemente, pararia de fabricar os filmes também. Os fãs da câmera ficaram furiosos, e começaram a estocar os filmes ainda disponíveis no mercado. Hoje, em 2010, os filmes são raríssimos de se encontrar. Projetos como Save Polaroid tentam manter viva a arte de fazer fotos instantâneas.
A ascensão da volta da polaroid se deu mesmo devido ao mundo fashion. No mundo da moda, estilistas e agências usam as máquinas instantâneas para fotografar as modelos em sua forma mais simples, as roupas que cada uma irá usar e os possíveis looks, tudo super variado. A indústria fashionprecisa de tudo ok o mais rápido possível e, com a ajudinha da câmera, ganha-se em frescor e agilidade. Ninguém precisa mais esperar para uma foto ser revelada ou impressa. Tem que ser aqui, tem que ser agora! Com todo esse processo grandes modelos do instagram começaram a postar suas polaroids em variadas versões, visitando o instagram de modelos femininas como Gigi Hadid (@gigihadid) e Kendall Jenner (@kendalljenner) você vai ver muito de polaroids, ou mesmo em perfis de modelos masculinos e itboys como Alejandro Lillo (@alejandrolillo_) ou Barron Hilton (@barronhilton).
Talvez essa comoção dos fãs indignados das pequenas Polas (apelido dado às fotos instantâneas), tenha surtido efeito. Em março deste ano, o The Impossible Project anunciou o relançamento de dois filmes preto e branco, o PX100 and PX600. A Polaroid disse que irá relançar a máquina que funciona com esses filmes.
Para quem não consegue esperar, a própria empresa já deu um jeito de ajustar sua tecnologia aos dias de hoje: lançou a PoGo, a câmera instantânea digital. Ela tira foto e imprime a que você quiser na hora. Pode não ter o charme da Polaroid original, mas só o futuro nos dirá se essa nova tecnologia vai pegar. Afinal, Polaroid mesmo é aquela barulhenta, com a foto que demora pra aparecer. E ficamos aqui, torcendo por uma volta triunfal.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Brasileiro, do interior de Minas, leonino nato, fashion blogger, criador e autor do blog ESNOBE. Ex-estudante de Direito fugiu para o mundo dos blogs e da moda para estimular o pensamento das pessoas que assim como ele se interessam pelos mesmos assuntos.

0 comentários