Fazendo a sua cabeça: chapéus masculinos

“Por mais que o chapéu tenha um papel importante no visual masculino, este acessório é muito pouco explorado pelos homens brasileiros, que foram excluindo a peça dos guarda-roupas desde as últimas cinco ou seis décadas.”

Em algum momento da vida, todo mundo já teve uma experiência com algum tipo de peça que “enfeitava” a cabeça, seja ela um boné, uma boina, uma bandana, etc. O fato é que não basta o estilo nas peças de baixo, a cabeça também precisa do seu charme, e é por isso que estas peças e, em especial, os chapéus, são tão importantes para um look masculino cheio de estilo.
Por mais que o chapéu tenha um papel importante no visual masculino, este acessório é muito pouco explorado pelos homens brasileiros, que foram excluindo a peça dos guarda-roupas desde as últimas cinco ou seis décadas. E mais, além de ser um ótimo complemento para a indumentária masculina, não podemos deixar de citar também as suas funções básicas: proteção contra o sol, frio e chuva. Viu só, não há motivos para não usar!


O modelo tradicional de chapéu é formado pela aba, o cono ou copa, o laço/fita para incrementar o visual e, finalmente, a coroa, que é o topo da peça. Se você se identifica com os estilos de Justin Timberlake, Frank Sinatra, Johnny Depp ou até Indiana Jones, você terá contato com chapéus e, provavelmente, com um Fedora, um dos modelos mais conhecidos e tradicionais. Nada mal ficar com um estilo diferenciado, elegante e marcante, né?

O Fedora (ou Borsalino) é o modelo mais conhecido, porém, há outros muito interessantes que você também pode explorar, entre eles: Panamá, Bowler/Derby ou Coco, Trilby, Boater ou Chapéu Palheta, Cartola ou Top Hat, Hamburg ou Gelot, Porky Pie, Chapéu Cowboy e, para os aventureiros natos, o Safari Hat ou Chapéu Australiano. Opções não faltam, mas você deve seguir alguns passos importantes:

Compre um chapéu de respeito, ou seja, de qualidade;
Escolha o chapéu que fica bem em você, não no manequim;
Cores? Se o seu objetivo é um visual mais clássico, anos 20 a 60, prefira cores mais sóbrias. Se você quer um estilo mais moderno e contemporâneo, as cores não são tão proibidas. Mas lembre-se sempre de usar o bom senso;
Use com confiança.

Chapéu Coco

Chapéu Panamá

Chapéu Fedora

Chapéu Trilby



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Brasileiro, do interior de Minas, leonino nato, fashion blogger, criador e autor do blog ESNOBE. Ex-estudante de Direito fugiu para o mundo dos blogs e da moda para estimular o pensamento das pessoas que assim como ele se interessam pelos mesmos assuntos.

0 comentários